Santa Casa tem atendimento psicológico para pacientes da Covid-19

O atendimento humanizado é palavra de ordem na Santa Casa de São José dos Campos. Todos os colaboradores da entidade se preocupam não apenas em realizar suas atividades técnicas, mas também em fazer com que cada paciente se sinta acolhido.

Um exemplo mais recente desta prática da Santa Casa aconteceu com os pacientes acometidos pela Covid-19, que estavam internados no setor de enfermaria. Como a doença exige o isolamento social, estes pacientes não recebiam visitas e tinham contato apenas com a equipe de atendimento. “Eles conversavam com seus familiares por tablets e celulares e nós dávamos toda a atenção a eles, mas eu percebi que estas ações não eram suficientes, muitos estavam tristes. Foi então que incluímos o atendimento psicológico a cada um deles”, contou Cibele Coito, gestora da enfermagem do hospital.

A iniciativa contou com a ajuda da psicóloga Mariana Pulga que, prontamente, se disponibilizou a inserir o atendimento a esses pacientes em sua rotina de trabalho. “Quando iniciei os atendimentos, os pacientes estavam tristes por conta do isolamento da família e das incertezas da doença. Muitos estavam angustiados e muito ansiosos, com medo de como a doença iria evoluir. O meu trabalho foi de acolhimento, de ouvir cada um deles e de dar esperanças a estes pacientes”, comentou.

As visitas da psicóloga eram diárias e duravam cerca de 30 minutos, cada paciente tinha seu horário e recebia atendimento presencial. “As visitas foram definidas como presenciais, pois sentíamos que os pacientes precisavam deste contato mais próximo. Todos os requisitos de segurança foram cumpridos, como distanciamento e uso de EPIs. Na Santa Casa, a segurança de todos os colaboradores é tratada com muito zelo e responsabilidade”, afirmou Cibele.

Para Mariana, o tratamento psicológico é essencial para a cura do paciente. “A mente deve estar sempre em equilíbrio. A angústia e os pensamentos negativos fazem com que o nosso corpo piore ou não responda aos tratamentos. Com os atendimentos percebi a fisionomia e ânimo deles muito diferentes do primeiro dia que os encontrei”, explicou a psicóloga.