(12) 3876-1999

Horários de atendimento:
Central de Agendamentos

Para consultas: 7h às 20h - de segunda-feira a domingo (inclusive feriados)

Para exames: 7h às 19h - de segunda-feira a sábado (não atende feriados)

Qualidade e segurança do paciente

A Santa Casa de São José dos Campos busca continuamente aprimorar a qualidade dos serviços prestados visando o conforto e a segurança dos seus pacientes. Confira na linha do tempo as certificações adquiridas com o passar dos anos.

2024

Certificação Tripla pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão)

É com orgulho que anunciamos uma conquista histórica: a tão aguardada certificação tripla concedida pelo IQG à Santa Casa de São José dos Campos.

 

Após um rigoroso processo de auditorias, nos tornamos o primeiro hospital do Brasil a alcançar simultaneamente a certificação em três áreas essenciais, em novembro de 2024.

 

🔒 Integridade na Gestão da Saúde
Reconhecimento pela transparência e conformidade com os mais altos padrões, garantindo decisões éticas e sustentáveis que beneficiam toda a comunidade.

 

🩺 Serviços de Enfermagem
Certifica a qualificação e excelência da equipe de enfermagem, garantindo cuidados seguros, de alta qualidade e em conformidade com as melhores práticas.

 

🏥 Serviço de UTI 
Comprova a segurança e eficácia no cuidado intensivo, garantindo desfechos positivos para os pacientes em estado crítico.

Saiba mais detalhes sobre as certificações e o Instituto IQG no link www.iqg.com.br/conexoes/

 

2021

Comitê de Bioética da Santa Casa de São José dos Campos

Comitê de Bioética da Santa Casa de São José dos Campos

A Santa Casa de São José dos Campos, em junho de 2021, implantou o Comitê de Bioética, órgão autônomo, multidisciplinar e não normativo, composto por um Conselho Consultivo e uma Comissão Executiva, que tem por objetivo abordar dilemas bioéticos e auxiliar na avaliação das demandas desencadeadas pelo avanço tecnológico e científico na atenção à saúde.

 

Suas principais funções são:

  • Assessorar, como órgão consultivo, todos os profissionais, pacientes e seus representantes que necessitem equacionar um conflito de natureza moral;
  • Servir de ajuda e/ou esclarecimento quando de uma tomada de decisão difícil do ponto de vista moral;
  • Propor normas, rotinas e diretrizes que visem a defesa e/ou proteção das pessoas, tanto pacientes quanto profissionais e membros da comunidade;
  • Educar a comunidade interna e externa a respeito da dimensão moral do exercício das profissões ligadas à área da saúde.

 

Para entrar em contato, envie sua mensagem ao e-mail: bioetica@santacasasjc.com.br

2019

Projeto Hospitais Saudáveis – Desafio Resíduos

Projeto Hospitais Saudáveis – Desafio Resíduos

A Santa Casa de São José dos Campos participou do 12º Seminário Hospitais Saudáveis, em São Paulo, que reconhece ações de melhoria e gestão dos impactos ambientais, através do Prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente em 2019. Na ocasião, a Santa Casa também recebeu uma placa de reconhecimento pela adesão ao Desafio Resíduo, que é uma iniciativa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e da Organização Internacional Saúde Sem Dano, conduzida pelo Projeto Hospitais Saudáveis, do qual a Santa Casa faz parte.

2018

Certificação Nível 3 ONA

Certificação Nível 3 ONA

A Santa Casa de São José dos Campos, em dezembro de 2018 recebeu o título de “Acreditado com Excelência” Nível 3 da ONA – Organização Nacional de Acreditação, demonstrando que a instituição tem uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade. Para alcançar este selo, a entidade passou por um rígido sistema de avaliação de todos os seus processos, em diversas áreas do hospital.

2018

Programa Brasileiro de Segurança do Paciente – PBSP

Programa Brasileiro de Segurança do Paciente – PBSP

A Santa Casa de São José dos Campos participa do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente desde 2014, desenvolvendo ações para:

 

  • posicionar a segurança do paciente como componente fundamental da efetividade e sustentabilidade dos sistemas de saúde;
  • promover o intercâmbio de experiências e soluções entre as Instituições integrantes, parceiros nacionais e internacionais;
  • apoiar o desenvolvimento de uma estratégia nacional de segurança do paciente;
  • divulgar, mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre o tema e sua importância.

 

https://segurancadopaciente.com/site/principal/index

2016

Programa Parto Adequado

Programa Parto Adequado

O projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar.

 

Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.

 

A Santa Casa de São José dos Campos participa e apoia esta iniciativa.

 

http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/projeto-parto-adequado

2012

Certificação Nível 2

Certificação Nível 2

E em 2012 a Santa Casa de São José dos Campos recebeu o título de Acreditado Pleno – Nível 2, para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

 

https://www.ona.org.br/Inicial

2012

Projeto de Apoio à Gestão – CEALAG (Ouro)

Projeto de Apoio à Gestão – CEALAG (Ouro)

O Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – CEALAG apoia o desenvolvimento de competências de hospitais filantrópicos e públicos em diversas partes do Brasil.

 

Com objetivo de melhorar a gestão hospitalar, a Santa Casa de São José dos Campos aderiu a este programa desenvolvido por profissionais vinculados a esse Centro utilizando de metodologia especifica com características de intervenção formativa, em que consultores apoiam as lideranças setoriais da instituição envolvidos na aprendizagem sobre ampla e primordial temática para a gestão de alto desempenho de hospitais no âmbito do SUS.

 

Faz parte do processo:

 

  • A realização de minuciosa avaliação preliminar, para a qual se utilizam instrumentos especialmente desenhados para este projeto, os quais têm como pressupostos os conceitos de qualidade formulados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
  • A orientação e supervisão/apoio ao aprimoramento das gestão de cada setor/aspecto relevante da gestão dos hospitais, com ênfase nos setores/aspectos que demandem maior escorço de aprimoramento;
  • A avaliação pós intervenção formativa, para a identificação de aspectos ainda merecedores de esforço das instituições para seu aprimoramento e concessão de certificado com os resultados alcançados na avaliação.

 

Obtivemos em 2011 o selo PRATA segundo a metodologia do CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar e em 2012 o selo OURO, validando o crescimento e bom desempenho da Santa Casa de São José dos Campos em sua participação no projeto.

2011

Projeto de Apoio à Gestão – CEALAG (Prata)

Projeto de Apoio à Gestão – CEALAG (Prata)

O Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – CEALAG apoia o desenvolvimento de competências de hospitais filantrópicos e públicos em diversas partes do Brasil.

 

Com objetivo de melhorar a gestão hospitalar, a Santa Casa de São José dos Campos aderiu a este programa desenvolvido por profissionais vinculados a esse Centro utilizando de metodologia especifica com características de intervenção formativa, em que consultores apoiam as lideranças setoriais da instituição envolvidos na aprendizagem sobre ampla e primordial temática para a gestão de alto desempenho de hospitais no âmbito do SUS.

 

Faz parte do processo:

 

  • A realização de minuciosa avaliação preliminar, para a qual se utilizam instrumentos especialmente desenhados para este projeto, os quais têm como pressupostos os conceitos de qualidade formulados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
  • A orientação e supervisão/apoio ao aprimoramento das gestão de cada setor/aspecto relevante da gestão dos hospitais, com ênfase nos setores/aspectos que demandem maior escorço de aprimoramento;
  • A avaliação pós intervenção formativa, para a identificação de aspectos ainda merecedores de esforço das instituições para seu aprimoramento e concessão de certificado com os resultados alcançados na avaliação.

 

Obtivemos em 2011 o selo PRATA segundo a metodologia do CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar e em 2012 o selo OURO, validando o crescimento e bom desempenho da Santa Casa de São José dos Campos em sua participação no projeto.

2006

1ª Santa Casa Acreditada (Nível 1)

1ª Santa Casa Acreditada (Nível 1)

Em 2006 a Santa Casa de São José dos Campos se tornou a primeira Santa Casa do país a receber o título de Acreditado – Nível 1, para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

 

https://www.ona.org.br/Inicial

2005

Diagnóstico IQG

Diagnóstico IQG

O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado. A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

 

Em 2005 a Santa Casa de São José dos Campos realizou o Diagnóstico Organizacional.

 

Diagnóstico é a atividade de avaliação das organizações, serviços e programas da saúde sem fins de certificação, por meio da aplicação da metodologia da ONA. O processo é desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da Instituição Acreditadora Credenciada. Ao final, a organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

https://www.ona.org.br/Inicial

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio