Responsabilidade Socioambiental

Através de uma Política de Gestão Ambiental norteada pela busca por soluções voltadas à preservação, redução dos impactos das atividades realizadas e na educação com foco na responsabilidade individual, a Santa Casa de São José dos Campos realiza diversas ações direcionadas ao meio ambiente.

  • Coleta seletiva: os ambientes da instituição possuem cestos identificados e destinados a cada tipo de resíduo.
  • Coletor de pilhas e baterias: são disponibilizados coletores de pilhas e baterias para o descarte adequado dos resíduos gerados pelo hospital.
  • Descarte de resíduos eletroeletrônicos, químicos, infectantes e comuns: os resíduos são destinados às empresas especializadas em descartes, garantindo o mínimo impacto ao meio ambiente.
  • Troca das lâmpadas fluorescentes por LEDs: a instituição prioriza o uso de recursos de baixo consumo e realizou a troca de todas as lâmpadas fluorescentes por LEDs.
  • Doação de tecidos: retalhos, lençóis, toalhas, cobertores e peças de roupas retirados do uso hospitalar são doados à Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP, que auxiliam pessoas em estado de vulnerabilidade social.
  • Doação de óleo de cozinha: os resíduos de óleo de cozinha utilizados no preparo de alimentos são doados ao Projeto Recicle Óleo e são destinados para fins industriais.
  • Treinamento internos: os colaboradores da instituição recebem treinamentos periódicos sobre o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde através da plataforma online Universidade Corporativa.
  • Hospital sem papel: a Santa Casa está trabalhando para alcançar a Certificação da HIMSS (instituição global sem fins lucrativos que existe para transformar os cuidados em saúde através de tecnologia e informação). O objetivo da certificação é zerar o consumo de papel na instituição através da adoção de recursos tecnológicos que eliminam o uso de impressões em seus processos, tornando-os digitais.
  • Placas solares: através de uma doação realizada pela EDP Bandeirantes, foram instaladas placas solares na cobertura do bloco de serviço do hospital. Os equipamentos garantem uma economia mensal no consumo de energia elétrica, além de serem fontes sustentáveis.
  • Adoção de área verde: a Santa Casa colabora com o Programa de Adoção de Área Verde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, um projeto que envolve conscientização, cidadania e compromisso ambiental.
  • Grupo Hospitais Saudáveis: a Santa Casa de São José dos Campos está entre as instituições de saúde contempladas com o certificado do Desafio Resíduos Ciclo 2021, em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas. A certificação é concedida pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e foi criada com o objetivo incentivar os setores de saúde brasileiro a aderir práticas de gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio