Santa Casa de São José dos Campos inicia consultas para transplante renal

Referência na região do Vale do Paraíba em transplante de fígado, a Santa Casa de São José dos Campos amplia o serviço nesse tipo de procedimento, com o início das consultas para transplante de rim.

Os pacientes vêm encaminhados de outros serviços, através de indicação médica ou pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Na primeira consulta, o paciente é acolhido pela equipe e o médico conhece toda a história clínica, verifica os exames já realizados e solicita outros complementares para estudo do caso e avaliação mais criteriosa. O paciente é acompanhado por equipe multidisciplinar, enquanto aguarda a oportunidade do transplante, que também será realizado na Santa Casa.

Dados divulgados em agosto pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) mostraram que, em junho, 40.740 brasileiros estavam na lista aguardando pela doação de órgãos, sendo a maior espera para o transplante renal – 26.678 pessoas.

Os rins têm como função principal filtrar o sangue, retirando impurezas que são produzidas diariamente pelo organismo. Essas impurezas são eliminadas do corpo por meio da urina que os rins produzem. Se os rins de uma pessoa param de funcionar, ela necessitará ser submetida ao tratamento de diálise ou ao transplante de rim.

Os doadores do órgão podem se vivos (familiares ou não) ou falecidos, após o diagnóstico de morte encefálica e permissão da família.

Vários exames são realizados para se certificar que o doador apresenta rins com bom funcionamento e que não possui nenhuma doença que possa ser transmitida ao receptor. O sangue do doador será cruzado com o do receptor e receberá o rim o paciente que for mais compatível (menor risco de rejeição) com o órgão que está disponível.

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp