Busca por exame de mamografia diminui na pandemia

A busca pela realização de mamografia – importante exame na prevenção do câncer de mama – diminuiu no período de pandemia. Na Santa Casa de São José dos Campos, de janeiro a setembro de 2019, foram feitas 3.526 mamografias. Já no mesmo período deste ano, foram 2.344 procedimentos, uma redução de 33,5%.

A mamografia é uma espécie de raio X das mamas e de relevante valia para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

“A pandemia realmente adiou a realização de exames de rastreamento (do câncer) das mulheres, que são feitos na periodicidade anual. Mas o adiamento da detecção de um possível câncer pode ser muito mais letal que a infecção do coronavírus”, salienta a mastologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Bibiana Del Monaco Silva. “Por isso, é de suma importância que as mulheres não deixem de fazer o exame por conta da pandemia”, completou.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta a realização do rastreamento anual a partir dos 40 anos, idade em que o aumento na incidência dos casos começa a ser mais expressivo. O exame é simples. As mamas são colocadas entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. O procedimento é capaz de detectar o câncer de mama antes mesmo de ele ser palpável. “Quando o nódulo ainda não palpável é detectado pela mamografia ou ultrassom, com menos de 1 centímetro, a chance de cura da paciente pode chegar até 95%, além de o tratamento ser menos agressivo”, explica a Dra. Bibiana. Para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas.

Outubro Rosa

Durante todo o mês, acontece a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama. Para marcar a ação, o prédio de internação da Santa Casa está iluminado com a cor rosa e os funcionários receberam uma fita da mesma coloração, além de folder com orientações sobre o tema.

Nas redes sociais do hospital, há material de conscientização, também disponibilizado internamente e vídeo temático é exibido nos totens que ficam nas recepções.

Para a mastologista da Santa Casa, a campanha deste ano traz um reforço importante à prevenção. “Este Outubro Rosa tem importância singular, pois vai retomar a conscientização, falar sobre o assunto e, assim, poder dissipar o temor das pacientes de irem até o hospital e fazerem o exame durante o período de pandemia da Covid-19”, pontua.  “O hospital está com todos os protocolos de segurança, com distanciamento, uso de máscara, higienização do ambiente após utilização de cada paciente, assim como as pessoas também estão adotando medidas de proteção. Infelizmente, a Medicina ainda não encontrou alguma forma de evitar o aparecimento do câncer de mama, o que existe é fazer a prevenção secundária, ou seja, detectar o câncer inicial para que se obtenha a cura da doença, esse é o foco”, conclui Dra. Bibiana.

Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação

Telefone: (11) 4930-2006

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 (WhatsApp)

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 (WhatsApp)

 

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio