Campanha Dezembro Laranja alerta para prevenção
A publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, divulgada no fim de novembro pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), prevê que o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano de 2023 a 2025. O tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos. Na Santa Casa de São José dos Campos é registrada média semanal de dez pacientes diagnosticados com câncer de pele.
Neste mês, a campanha Dezembro Laranja alerta para a prevenção da doença e a importância de identificar os sinais para diagnóstico precoce, já que uma avaliação tardia pode resultar em metástase e levar a pessoa a óbito.
O coordenador do serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Samuel Henrique Mandelbaum, explica que a doença costuma aparecer com uma pinta no corpo, que aumenta gradativamente o tamanho, formato e cor. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas ou verrugas. Por isso, é importante conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, para detectar qualquer coisa fora do normal “, ressalta o médico.
Em 2016, durante os Jogos Olímpicos, um fã do nadador australiano Mack Horton notou que uma verruga escura na região do tórax dele tinha aumentado de tamanho desde 2012, e alertou a equipe australiana de natação da possibilidade de um câncer de pele. Horton realizou os exames e detectou que realmente estava com o problema.
O dermatologista da Santa Casa de São José dos Campos lembra, ainda, que é necessário tomar alguns cuidados para prevenir o câncer de pele. “Quanto mais tempo exposto ao sol, maior é o risco de câncer de pele, podendo aumentar para pacientes com imunossupressão, tais como transplantados. Por isso, não é recomendada a exposição solar prolongada, entre 9h e 15h”, fala o especialista. “Antes de sair de casa – e não somente ao ir para a praia – o filtro solar com fator de proteção de, no mínimo 30, deve ser aplicado, além de procurar lugares com sombra e usar óculos escuros com proteção UV”, completa.
Dermatologia na Santa Casa
O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a formação de médicos residentes, realização de pesquisas e oferta de ensino médico. Por ano, forma três médicos e conta com seis especialistas preceptores, responsáveis por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes.
A Dermatologia da instituição oferece, ainda, atendimentos de alta complexidade, incluindo cirurgias avançadas para câncer da pele, através de enxertos e retalhos.
Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp