Santa Casa de São José dos Campos realiza 1º transplante de hepático intervivo

O hospital é referência em transplante de fígado, na região do Vale do Paraíba

“Eu salvaria meu pai quantas vezes fosse preciso”. A frase é de Tainara Sousa de 25 anos, que doou parte do fígado ao pai, o primeiro transplantado hepático intervivo da Santa Casa de São José dos Campos.

Silvio Rodrigues de Sousa, 45 anos, passava por um tratamento de hepatite, quando descobriu um câncer no fígado. Precisando de um novo órgão, a filha realizou os exames necessários para verificar a possibilidade de doação, o que ocorreu no fim de outubro. Após o êxito da cirurgia, o paciente recebeu alta e se restabelece em casa.

Para o transplante hepático intervivo, uma parte do fígado de uma pessoa saudável é retirado e, em algumas semanas, o restante do fígado se regenera e retoma o volume anterior à doação. A parte do fígado que foi colocada no receptor também irá crescer e desempenhar as funções de um órgão inteiro, substituindo o fígado doente.

“O fígado é o único órgão que se regenera, permitindo esta modalidade de transplante hepático intervivos. Para uma pessoa doar um órgão durante a vida, é necessário ter compatibilidade sanguínea com o receptor, idade entre 18-50 anos, peso dentro do normal e boa saúde, além de veias, artérias e vias biliares compatíveis e favoráveis para a divisão do fígado”, explica o coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Jorge Padilla.

A Santa Casa de São José dos Campos, referência no Vale do Paraíba em transplante hepático. No início deste ano, o hospital levou a cidade a ser a primeira do interior paulista com o maior número de procedimentos realizados em 2020, e a terceira em todo o Estado, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde. No ano passado, foram realizados 51 transplantes na instituição filantrópica.

Em outubro, a Santa Casa de São José dos Campos passou a ser o primeiro hospital credenciado no Vale da Paraíba a oferecer o serviço de transplante renal, realizando o primeiro procedimento intervivo.

Assessoria de imprensa:

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9-9144-5585 WhatsApp