Santa Casa de São José dos Campos inaugura nova Central de UTIs e Internação

Sala cirúrgica inteligente está entre os destaques do novo espaço

Com obras de ampliação iniciadas no segundo semestre de 2021, a Santa Casa de São José dos Campos – referência na região do Vale do Paraíba, inaugurou, em 27 de março, a Nova Central de UTIs e Internações.

O investimento foi feito por meio de financiamento de R$ 32,4 milhões aprovado através do programa BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para toda a obra, foram investidos R$ 41,5 milhões para materiais e serviços, e R$5,5 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Com arquitetura hospitalar moderna, ambientes amplos, confortáveis, a Nova Central de UTIs e Internações adiciona ao complexo 22 apartamentos de internação, sendo dois de isolamento, e 30 leitos de UTIs, (o que amplia em 55% a disponibilidade dos leitos de UTI). Leitos de internação tiveram ampliação de 19%.

As novas instalações são abertas no mesmo mês em que foi inaugurada a expansão do prédio da Santa Casa, há duas décadas, em 2003, no dia 15 de março.

“É com muito orgulho que escrevemos mais um capítulo da nossa história, que é secular. Seguiremos empenhados para alcançar muitos outros feitos que nos permitam continuar honrando nossa missão, há mais de 100 anos: acolher, respeitar e cuidar”, falou o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina.

A Santa Casa de São José dos Campos foi fundada em 15 de agosto de 1899, no final do século XIX e se tornou o principal equipamento de saúde do município e da região do Vale do Paraíba (que compreende 39 municípios), sendo também referência estadual, em função de sua história pautada pela filantropia e amor ao próximo. Hoje, são mais de 1.000 médicos cadastrados e mais de 1.600 colaboradores.

O hospital tem o título de “Acreditado com Excelência” Nível 3 da ONA – Organização Nacional de Acreditação, recebido em dezembro de 2018, concedido às instituições que têm uma cultura organizacional de melhoria contínua. Para alcançar a certificação, a entidade passou por um rígido sistema de avaliação de todos os seus processos, em diversas áreas.

Sala cirúrgica inteligente

A inauguração também contempla estrutura inteligente das salas cirúrgica, ampliadas em 30% (de 07 para 10). Com ambiente integrado que combina tecnologia com técnicas minimamente invasivas, proporciona ao profissional autonomia sobre o espaço cirúrgico, como o controle da intensidade de luz, registro de imagens e transmissão em tempo real dos procedimentos.

“A principal diferença entre salas de cirurgia comuns e salas de cirurgia inteligentes é que, além da ergonomia, há equipamentos disponíveis para a captação de áudio e imagens em alta resolução para a realização de cirurgias assistidas e videoconferências”, ressalta o provedor.

Uma das câmeras é conectada ao equipamento de vídeo cirurgia e a outra apontada para o local da cirurgia, sendo possível a utilização do monitor da sala para observar os detalhes da cirurgia de diferentes ângulos e posições. “Nas salas inteligentes, as imagens são monitoradas por toda a equipe por meio dessas câmeras, enquanto nas salas tradicionais apenas o cirurgião tem a visão cirúrgica privilegiada”, salienta Molina.

Equipamentos de ponta

Entre os modernos equipamentos que integram a sala cirúrgica inteligente está o workstation de anestesia, com funcionalidades para ajudar a tornar o processo de anestesia mais seguro para os pacientes e para a equipe clínica. Disponibiliza informações gráficas como fluxo de gás fresco durante a anestesia, até a monitorização de oxigênio e a captação de agente anestésico.

Outro destaque é a plataforma de monitorização avançada, com recurso que detecta a probabilidade de um paciente evoluir para um evento hipotensor (que causa a queda da pressão arterial) antes que ocorra. Além disso, fornece informações sobre a causa da hipotensão e auxilia na conduta a ser adotada para o paciente.

Formação

A sala cirúrgica inteligente também contribuirá para a formação de novos e futuros médicos. Isso porque residentes e estudantes de Medicina poderão acompanhar os procedimentos no auditório da instituição, como se estivessem dentro da sala cirúrgica, sendo possível a interação com o cirurgião.

Contratações

Com a expansão, está prevista a contratação de 92 profissionais e 16 aprendizes. As vagas não serão preenchidas de uma única vez, o preenchimento será gradativo, conforme os leitos forem sendo abertos.
“Essa ampliação é uma grande satisfação para nós, nos permitindo ampliar nossos quadros, oferecer mais conforto aos nossos pacientes e, assim, continuar assegurando a qualidade dos serviços que oferecemos à população e que nos tornou referência em atendimento em toda a região do Vale do Paraíba, com humanização. As obras aumentaram nossa capacidade de prestação de serviço, com infraestrutura adequada para cuidar dos pacientes com ainda mais acolhimento, respeito e eficiência”, fala o provedor.

Assessoria de Imprensa:

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp