Santa Casa de São José dos Campos completa 14 anos de transplante hepático

Referência no Vale do Paraíba; hospital já realizou mais de 400 procedimentos 

Em 2009, a Santa Casa de São José dos Campos realizava o primeiro transplante de fígado do hospital e, 14 anos depois, chega à marca de 429 procedimentos feitos. De lá para cá, a instituição se aprimorou no serviço e, no mês passado, fez, pela primeira vez, um transplante duplo – de fígado e rim.  As cirurgias foram realizadas no mesmo ato operatório, iniciando pelo órgão hepático. Com duração de 8 horas, a operação foi um sucesso e a paciente recebeu alta após duas semanas. 

O fígado é o maior órgão sólido do corpo humano, localizado no lado direito do abdome e pesa entre 1.200 e 1.500g. É extremamente importante para manter o corpo saudável, produzindo e depurando diversas substâncias. Entre suas funções, as mais importantes são receber os nutrientes e as substâncias absorvidas no intestino; metabolizar diversos medicamentos; neutralizar eventuais substâncias tóxicas que sejam ingeridas; armazenar nutrientes e produzir substâncias importantes para o organismo, como a albumina, os fatores de coagulação e o colesterol; ajudar a regular a concentração de glicose no sangue; além de produzir a bile, responsável pela absorção de nutrientes no intestino, como gorduras e vitaminas.

De alta complexidade, o transplante desse órgão é indicado quando a pessoa tem um quadro clínico grave, por exemplo, por complicações de hepatite C. Em 19 de maio, inclusive, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hepatite, intensificando o alerta à prevenção da doença. “Se as hepatites dos tipos B e C não forem tratadas corretamente, podem evoluir para hepatite crônica com progressão para cirrose e câncer de fígado. Atualmente, a hepatite C, gordura no fígado e o câncer de fígado são as indicações mais frequentes de transplante hepático”, explica o coordenador do setor de transplante da Santa Casa de São José dos Campos, Jorge Padilla.

O paciente que necessita desse procedimento pode aguardar pela doação do órgão em fila de espera ou receber de um familiar, desde que haja compatibilidade. “Sempre indicamos a busca por uma doação direta para que o processo seja mais rápido e o paciente se recupere o quanto antes “, fala o especialista. O transplante de fígado de cadáver leva de 6 a 8 horas. Já o transplante intervivos tem duração de 10 a 12 horas uma vez que, além da hepatectomia (retirada) de parte do fígado do doador vivo, do receptor e da colocação do fígado sadio no lugar do fígado doente, a técnica envolve a utilização de microcirurgia, tendo em vista que os vasos sanguíneos são muito finos.

“Para nós, da Santa Casa de São José dos Campos, é uma alegria ter trazido de volta à vida mais de 400 pacientes que necessitavam de transplante de fígado. Que possamos, cada vez mais, atuar na prevenção de doenças que levam a essa necessidade, salvar vidas quando o problema se instalar e conscientizar a importância da doação de órgãos, para que tantas outras pessoas possam ser contempladas com essa dádiva”, conclui.

 

Assessoria de imprensa

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 30728305 WhatsApp

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio