Santa Casa de São José completa 123 anos com ampliação, reforçando referência na saúde

Em 15 de agosto, aniversário da instituição, é também Dia Nacional das Santas Casas; obras marcam celebração

A Santa Casa de São José dos Campos celebra, no próximo dia 15, seus 123 anos de atuação com obras de ampliação que seguem a todo o vapor. Na data, também é comemorado o Dia Nacional das Santas Casas

Com o financiamento de R$ 32,4 milhões aprovado por meio do programa BNDES, a Saúde a Santa Casa de São José dos Campos está construindo três novos pavimentos, o que ampliará em 55% a disponibilidade dos leitos de UTI (de 55 para 85), em 19% dos leitos de internação (de 116 para 138) e em 30% das salas de cirurgia (de 10 para 13). As obras estão previstas para serem concluídas ainda neste ano.

Com os recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, além de mobiliário para instalação nos novos andares, o hospital já adquiriu elevadores e novos geradores.

A ampliação da Santa Casa gerou 30 empregos e cerca de 250 postos de trabalho serão preenchidos no próprio hospital, após a conclusão do projeto.

O atendimento médico especializado em média e alta complexidade do hospital já conta com o suporte de nove clínicas e um ambulatório da Rede Saúde Santa Casa, que oferecem diversas especialidades e equipe multidisciplinar com respaldo de profissionais altamente qualificados. Em 2021, o serviço foi expandido com a inauguração de dois Centros Oncológicos, um em funcionamento na Santa Casa de São José dos Campos e outro na Clínica Taubaté.

“Nos destacamos por oferecer um atendimento humanizado e por colocar a qualidade de vida do paciente em primeiro lugar. Para garantirmos o melhor atendimento, oferecemos ambientes acolhedores e confortáveis, contamos com profissionais altamente qualificados, que estão prontos para agir em qualquer situação. Outro destaque da instituição é que contamos com o comitê bioética, que trabalha para oferecer o melhor tratamento aos pacientes”, ressalta o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina.

Referência

A atuação da Santa Casa de São José dos Campos é referência no Vale do Paraíba. No atendimento de alta complexidade, o hospital é referência no transplante hepático, iniciado desde 2009 e que já alcançou os 400 procedimentos realizados.

Em 2021, a Santa Casa de São José dos Campos recebeu autorização para oferecer o serviço de transplante renal, se tornando o primeiro hospital credenciado no Vale do Paraíba.

Outro serviço de referência é o tratamento de queimados, executado desde 2005 através da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimaduras), além da realização de cirurgias cardíacas, adultas e pediátricas, com o que há de mais moderno em procedimentos na área.

“Também temos o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), o qual oferece cursos de extensão, capacitação profissional e residência médica, de extrema importância para a otimização da qualificação dos profissionais de saúde)”, pontua o provedor.

Reconhecimento

Pautada sempre no acolhimento e segurança do paciente, há mais de um século a instituição busca constantemente melhorias ao hospital, funcionários e pacientes. O hospital filantrópico se tornou a primeira instituição do tipo a receber a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo contemplada, em 2018, com o selo “Acredito com Excelência”, mais alto patamar de certificação sobre cultura organizacional e que segue rígidas normas de avaliação, sendo conferida apenas aos hospitais que se destacam pela sua estrutura, organização, capacitação profissional, qualidade de atendimento e segurança.

A instituição também foi classificada como hospital estruturante pelo governo do Estado de São Paulo, título concedido às instituições bem avaliadas, que atendem SUS e são referência em atendimentos complexos, como cirurgias e transplantes de órgãos.

Em outubro de 2020, as ações da Santa Casa de São José dos Campos fizeram com que o hospital recebesse o prêmio Excelência da Saúde, em outubro de 2020. Concedida pelo Grupo Mídia, a premiação homenageia as instituições que mais se destacam no setor da saúde e é considerada um dos mais importantes eventos do segmento. São avaliados critérios como investimento em infraestrutura; melhor atendimento ao paciente; conquistas de acreditações; prêmios; atuação quanto à responsabilidade socioambiental; inovação e tecnologia; transparência e compliance, e ensino e pesquisa.

“Toda a trajetória da Santa Casa de São José dos Campos e essas conquistas são o resultado do trabalho de todas as pessoas que aqui trabalham e que, mesmo com inúmeros desafios, não se intimidam e nem esmorecem com as dificuldades. Nossa busca diária é por ações que possam ser aplicadas na gestão, para promover saúde de qualidade. Essa união nos fez chegar até aqui e, com certeza, nos levará a escrever muitos capítulos dessa história ainda”, conclui Molina.

Assessoria de Imprensa:

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp