Revista científica internacional publica artigo de pesquisadora da Santa Casa de São José dos Campos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Trabalho da farmacêutica Camila Barros, publicado na Science, trouxe dados sobre a Arnica no tratamento de Gota

A revista científica Science, reconhecida internacionalmente pela publicação de artigos que informam à sociedade médica os avanços que os pesquisadores estão encontrando após anos de estudo, publicou trabalho de autoria da pesquisadora, e atualmente, farmacêutica da Santa Casa de São José dos Campos, Camila Helena Barros.

Intitulado “Lychnophora pinaster’s effects on inflammation and pain acute gout” (que traduzido significa Efeitos da Lychnophora pinaster na inflamação e dor da Gota aguda), o artigo foi tese de mestrado da profissional, financiado pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em 2017 e, após a aprovação, Camila e sua equipe do Laboratório de Plantas Medicinais, da Universidade Federal de Ouro Preto – LAPLAMED (Dênia Guimarães, Rafaela Matosinhos, Marcela Araújo, Rodrigo Dian, Ana Catharina Bernardes, Juliana Bezerra e Daniela Sachs) iniciaram os trâmites para publicar a tese no Journal of Ethnopharmacology / ScienceDirect, o que ocorreu neste mês.

O trabalho envolveu o estudo da planta conhecida popularmente como Arnica. Foram feitos testes em camundongos com o extrato dessa planta e com as substâncias contidas na mesma, para identificar sua ação analgésica e anti-inflamatória na artrite gotosa (Gota). Os resultados obtidos por Camila e co-autores se mostraram promissores para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento do problema.

“Ter meu artigo publicado no Journal of Ethnopharmacology / ScienceDirect é a forma mais nobre de reconhecimento do meu esforço e validação dos resultados da minha tese de mestrado”, fala Camila.

A farmacêutica ressalta como foi importante o apoio que recebeu dos colegas que trabalham com ela na Santa Casa de São José dos Campos.  “Na Santa Casa, pude contar com a parceria dos meus chefes Raniel e Dr. Newton Miyashita, das minhas companheiras Amanda e Juliana, que sempre estiveram torcendo por mim e me incentivam em cada conquista. Uma equipe de trabalho como essa, vale ouro” finaliza.

O artigo pode ser acessado no link https://doi.org/10.1016/j.jep.2021.114460.

 

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 (WhatsApp)