Renascimento após o transplante: 1º e 100º pacientes contam a transformação em suas vidas

Maio será, para sempre, um mês especial na história da Santa Casa de São José dos Campos e, principalmente, na vida do representante comercial Lino Francisco Faccina, 59 anos, morador de Atibaia. Nesta época, em 2009, ela era o primeiro paciente do hospital a passar pelo transplante de fígado e renascer após o procedimento. De lá para cá, mais 351 pessoas também renasceram e a trajetória de sucesso consolidou a Santa Casa como referência em transplante hepático, na região do Vale do Paraíba.

Sofrendo de câncer de fígado, em decorrência de uma hepatite C, Lino aguardou na fila de espera por um novo órgão por 79 dias. Até que à 1h da manhã, recebeu um telefonema do coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Jorge Padilla, trazendo-lhe a tão desejada notícia. “Ele disse que estava saindo para fazer captação do órgão e que eu deveria ir até à Santa Casa. Foi uma sensação indescritível”, lembra.

Lino conta que esses 12 anos após o transplante realizado têm sido de transformação total no ritmo de vida. “Vivo maravilhosamente bem, mais saudável, melhorou tudo em todos os aspectos”, fala. “Gostaria de parabenizar e agradecer a todos os profissionais que fazem esse milagre da vida. Muito obrigado por tudo”, completa.

Número 100

O comerciante de São José dos Campos, Fábio Komatsu, 57 anos, é o centésimo paciente transplantado da Santa Casa. Precisou de um novo fígado em razão de uma cirrose hepática, proveniente de hepatite C. Foram nove meses de espera até o grande dia. “No momento em que recebi a notícia, foi uma mistura de sentimentos: medo, alegria, tipo, agora vai”, recorda. “Hoje, levo uma vida normal, trabalho, faço atividade física e aproveito muito o tempo com a família e os netos”, acrescenta.

Com o transplante possibilitando uma nova chance de vida, Fábio ressalta o valor do gesto da doação de órgãos.  “Doar é um ato de generosidade com o próximo. Já o transplantado tem a alegria de poder aumentar seus dias de vida”.

Primeiro transplante de fígado foi realizado em 2009

Assessoria de imprensa da Santa Casa de São José dos Campos