Luta contra o câncer: Prevenção e diagnóstico precoce são o melhor remédio

Cuidados no dia a dia e check-up médico periódicos são essenciais para prevenir e fazer diagnóstico precoce da doença

O câncer, além de prejudicar o sistema imunológico, impacta a qualidade e expectativa de vida do paciente. A doença também impacta a economia do país, uma vez que, apesar de a cada ano haver mais avanços nos tratamentos médicos, pouco é investido na prevenção da doença. Mais de 500 mil brasileiros são diagnosticados com câncer todo ano e cerca de 5 mil morrem sem conseguir um tratamento adequado para a doença.

O mês de abril reforça a conscientização sobre o câncer (que tem o dia 8 como o Dia Mundial de combate). Alguns dos principais fatores de risco são evitáveis, como dietas desequilibradas e sobrepeso, fumo, álcool, excesso de sol e sedentarismo. Para os especialistas, a população precisa começar a se cuidar antes que o câncer apareça e a adoção de hábitos saudáveis aumenta as chances de evitar a doença em até 40%. Além disso, quando se investe na prevenção do câncer, os pacientes têm maior possibilidade de serem curados, em função do diagnóstico precoce.

O coordenador do Centro Oncológico da Santa Casa de São José dos Campos, André Prestes, ressalta a importância da prevenção primária, para impedir que o câncer se desenvolva. “Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, como manter uma boa alimentação, rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros”, pontua o oncologista.

Outro ponto importante destacado pelo especialista é evitar a combinação de bebidas alcoólicas com o tabaco, o que aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Já o câncer de pele – o tipo mais frequente no Brasil e que corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país – o médico da Santa Casa de São José dos Campos lembra a necessidade de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

“Caso seja inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, por exemplo, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa, calça comprida, além do protetor solar”, salienta. “O desenvolvimento do câncer pode estar relacionado à fatores genéticos, mas a maioria se desenvolve em decorrência de alguma interação do ser humano com o meio ambiente, seja por comportamentos não saudáveis ou pela exposição a fatores de risco, situações que podemos evitar e combater o crescimento dessa doença”, conclui.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio