Psicóloga da Santa Casa de São José dos Campos reforça a necessidade do diálogo aberto sobre o cuidado da mente
Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo indicam uma queda no número de atendimentos por transtornos mentais em 2024. Até outubro, foram realizados 3.511.043 procedimentos clínicos ambulatoriais relacionados à saúde mental, 10,61% a menos que os 3.927.795 registrados em 2023. As internações também apresentaram redução de 12,89%, passando de 61.103 em 2023 para 53.229 em 2024.
Os atendimentos abrangem transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, dependência química e outros problemas que comprometem a saúde mental.
É possível que a queda no número de atendimentos por transtornos mentais seja, em parte, subestimada devido ao preconceito. Muitas pessoas que enfrentam questões de saúde mental ainda hesitam em buscar ajuda por causa do estigma associado a esses transtornos. Por isso, é fundamental reforçar a importância do cuidado com a mente, pois quando a saúde mental está bem, a saúde física também se beneficia. Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha Janeiro Branco, realizada durante todo o mês, busca conscientizar sobre a relevância do cuidado emocional e incentivar práticas que promovam o bem-estar mental.
A psicóloga da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Carmela Silvana da Silveira, destaca a necessidade de adotar métodos para cuidar da mente e das emoções. “A saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade que damos à saúde física. Muitas vezes, colocamos como meta de ano novo começar a academia, cuidar do corpo, mas esquecemos da mente. Buscar ajuda psicológica ou adotar hábitos que promovam o bem-estar emocional é essencial para uma vida equilibrada e saudável.”
Os sintomas de transtornos mentais podem ser sutis, como alterações no sono, perda de interesse em atividades habituais, mudanças de humor, isolamento social, dificuldade de concentração e pensamentos autodestrutivos. Problemas como ansiedade e depressão estão entre os principais desafios globais, impactando a produtividade e as relações sociais.
Os tratamentos incluem acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, uso de medicamentos prescritos, prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e momentos de autocuidado e lazer com família e amigos. Promover um diálogo aberto sobre o tema é essencial para desmistificar os transtornos mentais e estimular empatia e conscientização.
“A saúde mental é uma parte essencial e intrínseca do nosso bem-estar, mas, por muito tempo, esteve envolta por tabus e estigmas que dificultaram a busca por ajuda. Desmistificar essas barreiras e promover um diálogo aberto e saudável sobre questões emocionais e psicológicas são passos fundamentais para que mais pessoas busquem apoio”, explica a psicóloga.
Sobre a Santa Casa de São José dos Campos
Com 125 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência no Vale do Paraíba, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação tripla pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem, Gestão para Integridade e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.
A Santa Casa realiza procedimentos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias oncológicas, contando com mais de 700 médicos e 1.900 colaboradores. Além da excelência no atendimento, a instituição se destaca por práticas sustentáveis, sendo reconhecida como Amiga do Meio Ambiente. Com avanços tecnológicos, como a primeira sala cirúrgica inteligente da região, a Santa Casa valoriza o atendimento humanizado, refletido em partos e tratamentos de alta complexidade, mantendo sua missão de acolher, respeitar e cuidar da população de São José dos Campos e região.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos
Predicado Comunicação
Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp