(12) 3876-1999

Horários de atendimento:
Central de Agendamentos

Para consultas: 7h às 20h - de segunda-feira a domingo (inclusive feriados)

Para exames: 7h às 19h - de segunda-feira a sábado (não atende feriados)

Com a aproximação do verão, intensifica-se o alerta para o câncer de pele

Durante o Dezembro Laranja, Santa Casa de São José dos Campos reforça sinais de risco, prevenção e necessidade de avaliação dermatológica 

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele. 
 

Com a proximidade do verão (a estação inicia em 21 de dezembro) e o aumento da exposição ao sol, o coordenador do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Samuel Henrique Mandelbaum, reforça a necessidade de atenção aos cuidados diários, já que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, representando cerca de 33% de todos os diagnósticos no país, segundo o Ministério da Saúde. 
 

“A campanha Dezembro Laranja reforça a importância da fotoproteção no dia a dia. Muitas pessoas ainda associam o risco apenas à praia ou piscina, mas a exposição solar durante atividades rotineiras é suficiente para causar danos e aumentar a chance de desenvolver câncer de pele”, explica  o dermatologista. O especialista lembra que, segundo pesquisa do Datafolha, 54% dos brasileiros, cerca de 90 milhões de pessoas, nunca consultaram um dermatologista, o que evidencia a necessidade de ampliar o acesso à informação e ao atendimento especializado.


 

Sintomas
 

Mudanças em pintas, lesões que sangram, feridas que não cicatrizam e manchas que crescem ou alteram cor e formato são sinais de alerta. A regra do ABCDE, utilizada para identificar possíveis melanomas, continua sendo uma orientação simples e eficaz para ajudar as pessoas a reconhecerem alterações suspeitas e buscar atendimento médico rapidamente. “A autoavaliação é essencial. Qualquer modificação deve ser observada e investigada”, reforça o médico.
 

A prevenção continua sendo a principal ferramenta para reduzir os riscos. O uso diário de protetor solar com FPS mínimo de 30, a preferência por sombra, o uso de roupas adequadas, chapéus e óculos com filtro UV, além de evitar a exposição entre 10h e 16h, fazem parte das medidas recomendadas.
 

Dr. Samuel destaca que os cuidados devem ser adotados por todos, independentemente do tom de pele. “A fotoproteção precisa ser um hábito. Pessoas de pele negra têm mais proteção natural, mas também estão suscetíveis ao câncer de pele e devem se prevenir”, conclui.

 

Crédito foto: Divulgação/Freepik


 

Sobre a Santa Casa de São José dos Campos
 

Com 126 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação por distinção pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.

 
 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação


 Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio