(12) 3876-1999

Horários de atendimento:
Central de Agendamentos

Para consultas: 7h às 20h - de segunda-feira a domingo (inclusive feriados)

Para exames: 7h às 19h - de segunda-feira a sábado (não atende feriados)

Câncer de próstata: homens com mais de 60 anos lideram os diagnósticos em 2025

Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais, alerta urologista da Santa Casa de São José dos Campos

O câncer de próstata continua sendo um dos principais desafios de saúde para os homens no Brasil. De acordo com o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde (DATASUS), que reúne os registros de diagnósticos oncológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de janeiro a julho de 2025 mais de 12 mil novos casos foram diagnosticados em todo o país, sendo que, a partir dos 60 anos, os casos somaram 10.687 diagnósticos. Apesar de ser mais raro, homens entre 40 e 49 anos também foram diagnosticados, com 175 casos contabilizados, reforçando que a atenção à saúde masculina deve começar cedo.
 

“O câncer de próstata muitas vezes se desenvolve silenciosamente. Por isso, a realização de exames regulares é essencial, sobretudo para homens acima dos 50 anos ou aqueles com histórico familiar da doença”, explica o urologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Mário Bavaresco.
 

Entre os principais métodos de detecção estão o exame de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que permitem identificar alterações precocemente, quando o tratamento é mais eficaz e as chances de cura são maiores. Além disso, hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física e controle de peso, podem reduzir o risco de complicações.
 

O especialista também destaca que o câncer de próstata apresenta diferentes graus de agressividade. “Nem todos os casos evoluem da mesma forma, mas o monitoramento regular permite identificar o tipo adequado de intervenção, desde mudanças no estilo de vida até procedimentos cirúrgicos ou terapias específicas”, reforça Dr. Bavaresco. Ele lembra ainda que a prevenção envolve vencer tabus: “É fundamental que os homens deixem o medo de lado e conversem com seus urologistas sobre exames e cuidados”.

Por isso, a campanha Novembro Azul reforça a necessidade de conscientização sobre a saúde masculina e incentiva que os homens procurem acompanhamento urológico regularmente. “Informação e prevenção salvam vidas. Quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, destaca o especialista da Santa Casa de São José dos Campos.

 

Crédito da foto: Divulgação/Freepik

 

Sobre a Santa Casa de São José dos Campos


Com 126 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação por distinção tripla pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem, Gestão para Integridade e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.


 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio