Em entrevista ao programa Vanguarda Comunidade, o mastologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. José Spartaco Vial, explicou as principais causas do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. “Não existe uma causa única e definida. Todo câncer é multifatorial, e a genética também está envolvida. O maior fator de risco é ser mulher e ter mais de 50 anos. Além disso, obesidade, qualidade de vida e hábitos de saúde influenciam diretamente”, destaca o especialista.
O médico também ressaltou a importância de observar o histórico familiar. “Embora seja importante considerar todo o histórico, ter parentes de primeiro grau com câncer de mama aumenta o risco de origem genética”, explica.
Durante a entrevista, Dr. Spartaco reforçou a importância da mamografia como exame essencial para o diagnóstico precoce. “É um exame simples, algumas mulheres relatam desconforto, mas sua grande vantagem é detectar o câncer de forma precoce. A mamografia identifica microcalcificações, algo que a ressonância não consegue detectar”, conclui.
Veja mais em: https://globoplay.globo.com/v/13984381/