(12) 3876-1999

Maternidade da Santa Casa

Maternidade

Com infraestrutura completa e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, a Maternidade da Santa Casa de São José dos Campos oferece atenção e cuidado completo às mamães e aos bebês, do início ao fim da gestação.

Os pacientes da Santa Casa podem contar com um atendimento de qualidade em situações de urgência, emergência e assistência ao parto. Todo o processo da gestação é tratado com carinho e, após o parto, a entidade possui programas para facilitar o envolvimento materno, reforçando o relacionamento entre mamães e bebês.

Consulta Ginecológica e Obstétrica com Ultrassom

As consultas ginecológicas e obstétricas são realizadas no Pronto-Atendimento da Maternidade. O atendimento funciona 24 horas para urgências e emergências. As consultas de rotina são realizadas nos ambulatórios.

Parto Adequado e Quarto PPP

O parto adequado é uma iniciativa que visa oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.

O quarto Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) da Santa Casa oferece para a gestante uma assistência humanizada ao parto e uma experiência ímpar com o seu bebê. No local, a gestante em trabalho de parto não necessita ser transferida ao Centro Obstétrico para o nascimento do bebê e pode contar com o apoio de seu acompanhante em todos os momentos. Mais conforto e autonomia às pacientes.

Plano de parto deve ser registrado tudo o que deseja da assistência médica e hospitalar em relação ao parto e aos cuidados com o recém-nascido. É elaborado pelos pais, de preferência sob orientação do seu médico.

A Santa Casa disponibiliza um modelo* para guiar a gestante no registro de suas preferências. Este documento deverá ser assinado pela gestante e seu médico pré-natalista, se for o mesmo que realizará o parto.

O documento deverá ser entregue a recepção da Maternidade com 30 dias de antecedência da data provável do parto. Este documento será analisado pela equipe médica, avaliando a conduta mais segura de conduzir o parto e quaisquer procedimentos ligados a ele.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, das 7h às 16h.

*Clique para acessar o Modelo de Plano de Parto Santa Casa São José dos Campos

A visita guiada consiste na oportunidade do casal conhecer as estruturas que compõem a Maternidade e os processos pelos quais irão passar durante o parto e nascimento. A visita é guiada pela Enfermeira Obstetra, que integra a equipe da Maternidade da Santa Casa.

O agendamento é realizado através da recepção da Maternidade e as visitas são realizadas em períodos específicos da semana.

O curso de gestante é baseado em palestras de profissionais de diferentes áreas, como enfermagem, fisioterapia, psicologia, pediatria e obstetrícia, que tratam dos principais temas relacionados à gestação e ao parto.

As palestras são ministradas mensalmente, divididas em dois módulos: um na primeira segunda-feira do mês e outro na segunda-feira seguinte.

O curso é dirigido para os casais no decorrer da gestação e que possuam convênio credenciado à Maternidade. A inscrição é gratuita e realizada na recepção da maternidade.

Consiste na programação da interrupção eletiva da gestação por meio de cesárea, a partir da 39º semana, por opção da paciente.

Todas as gestantes podem fazer a cesárea eletiva, desde que tenha sido previamente esclarecida pelo seu médico a respeito dos riscos envolvidos no procedimento e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido.

Antes do período da 39º semana de gestação, não é possível garantir a maturidade dos órgãos do bebê, o que pode acarretar dificuldade para respirar, amamentar, maior risco infeccioso, icterícia (amarelão) e até lesões cerebrais.

O agendamento pode ser feito através do seu médico. Caso não tenha interesse ou não haja disponibilidade do seu médico para o parto, deixamos à disposição da paciente o serviço de parto agendado com o médico de plantão preferencialmente de segunda a sexta feira, no período da manhã, com o coordenador da Maternidade.

Durante a internação da mamãe e bebê, uma enfermeira especializada em amamentação visita as pacientes para sanar as dúvidas deste processo e, após a alta, a mamãe retorna com o bebê ao hospital
para verificar o peso da criança e as mamas da mãe. É cuidado durante e pós-gestação.