(12) 3876-1999

Prematuridade: conte com a UTI Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prematuridade: conte com a UTI Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos

Normalmente, uma gestação dura entre 37 e 40 semanas, porém alguns fatores podem fazer com que o parto seja realizado de forma prematura. Entre as principais causas estão doença hipertensiva específica da gravidez, prematuridade anterior, patologias do útero, gestação gemelar e falta de pré-natal.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o décimo país onde mais nascem bebês prematuros, mas apesar deste número e de todos os contratempos que vêm com a prematuridade, a maioria dos bebês se desenvolve normalmente mesmo tendo nascido antes do “planejado”.

O coordenador médico da UTI Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Lucas Fadel Monteiro dos Santos, explica que um bebê prematuro é aquele que nasce antes de 37 semanas de gestação completas. “Quanto antes o bebê nascer, maiores serão os riscos para sua saúde pois seus órgãos e sistemas ainda não estão desenvolvidos por completo”, afirma.

Além disso, Dr. Lucas ressalta que as características da prematuridade variam de acordo com cada bebê, mas podem ser percebidos sintomas como cabeça proporcionalmente maior que o corpo, respiração mais rápida e irregular, veias visíveis e pele fina.

Em geral, a criança que nasceu prematura fica na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A UTI Neonatal da Santa Casa é altamente especializada no atendimento do bebê prematuro.

O ambiente é preparado para cuidar de casos de alto risco e possui equipamentos e infraestrutura modernos que garantem a segurança e o conforto dos pacientes, com incubadoras que imitam o útero, ambiente climatizado e programas de aproximação de pais e bebês.

O atendimento aos pais acontece 24h por dia e a visita ao bebê é também liberada aos avós e irmãos. Afinal, o contato com mãe e filho também faz parte e a diferença em seu tratamento. 

12/11/2018