Saúde ocular: Mais de 280 milhões de pessoas têm visão prejudicada

Data traz alerta sobre o problema; Santa Casa de São José dos Campos realiza tomografia de coerência óptica para prevenção e diagnóstico

Em julho, o dia 10 é marcado como o Dia da Saúde Ocular, que traz alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças oculares. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada e 60% a 80% dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados corretamente.

Um dos exames para uma avaliação criteriosa dos olhos é a tomografia de coerência óptica (OCT), um método não invasivo e sem o uso de radiação, que permite visualizar e analisar detalhes internos para detectar e monitorar doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), distrofias da retina, tumores oculares, edema macular diabético, retinopatia diabética, buraco macular e glaucoma.

O médico oftalmologista da Santa Casa de São José dos Campos, Vilberto Almeida Júnior, fala que em alguns casos o exame pode ser realizado normalmente sem a necessidade do uso de colírios, evitando transtornos ao paciente. “Ao contrário das tomografias tradicionais que demoram muito tempo para serem realizadas e são desconfortáveis ao paciente, que precisa entrar em uma cabine apertada, a tomografia de coerência óptica dura apenas cinco minutos e o paciente realiza o exame apenas encostando o queixo no aparelho, sentado no próprio consultório”, explica.

No procedimento, a composição da imagem é obtida através das diferenças de luz emitida e luz captada, permitindo, dessa forma, visualizar as estruturas dos olhos e estudá-las.

Uma das maiores vantagens da OCT é o resultado rápido e sua capacidade de produzir imagens de alta resolução, com detalhes microscópicos. Ela pode revelar estruturas anatômicas com precisão, fornecendo informações essenciais para o diagnóstico e tratamento.

“Com os resultados desse exame podemos, além de diagnosticar essas doenças oculares com mais precisão, acompanhar também a evolução dos tratamentos realizados e se estão realmente trazendo benefícios aos pacientes”, conclui o oftalmologista.

A Santa Casa de São José dos Campos disponibiliza a tomografia de conferência óptica na Clínica Sul, para pacientes do convênio Santa Casa Saúde e outros planos atendidos pela unidade.

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp