Saúde: Clínica Oriente é inaugurada e atende mais de 100 pessoas no primeiro dia

inauguração clinica oriente

Santa Casa de São José dos Campos realizou solenidade de abertura, na manhã de hoje (31)

A Santa Casa de São José dos Campos inaugurou, nesta segunda-feira (31), a Clínica Oriente, já com atendimento a 120 pacientes. Instalada no Shopping Jardim Oriente (R. Andorra, 500 – Jardim América, São José dos Campos – SP), com atendimento ao SUS e a oferta de diversas outras especialidades, a nova unidade tem capacidade para 20 mil atendimentos ambulatoriais mensais.

Em cerimônia de inauguração, o provedor da Santa Casa, Ivã Molina, recebeu o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; a secretária municipal de Saúde, Margarete Carlos da Silva Correia; a diretora do Departamento de Saúde do Estado de São Paulo, Ana Beatriz Hernandes; o diretor presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, entre outras autoridades.

O provedor ressaltou que os pacientes que ali chegarem encontrarão atendimento humanizado. “Quem chega até aqui está fragilizado e precisa de acolhimento e cuidado. Temos que apoiar essa população em um momento tão delicado”, declarou.

A Clínica Oriente atenderá a população da região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, compreendendo 39 municípios e 2.506.053 habitantes (IBGE/2022).

Estrutura

Com 1.184 m², a unidade é composta por 25 consultórios para atendimentos ambulatoriais, sendo um equipado para a realização de pequenos procedimentos, e o Centro de Oncologia. Este último integra sala de emergência com dois leitos, farmácia de manipulação de antineoplásico e 10 poltronas individuais para a realização de quimioterapia, em espaços com divisórias e local para acompanhantes, equipados com televisores, Wi-Fi e ambiente climatizado.

Diversas especialidades completam o serviço, como cirurgia do aparelho digestivo (pacientes bariátricos), cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cuidados paliativos, onco-hematologia, mastologia, neurologia, ortopedia, cirurgia torácica, urologia, ortopedia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, proctologista, anestesista e cardiologista, além da equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes oncológicos e bariátricos, envolvendo as áreas de nutrição, psicologia, enfermagem, farmácia clínica, fisioterapia oncológica e serviço social.

“Estamos no mês de aniversário do município e a Santa Casa dá esse lindo presente para a saúde pública, que irá ajudar no atendimento de algumas especialidades médicas”, destacou o prefeito.

A Santa Casa de São José dos Campos investiu R$ 4 milhões na implantação da Clínica Oriente, que se soma ao complexo de atendimento da Rede Saúde Santa Casa, com outras oito clínicas.

Crédito das fotos: Divulgação

Assessoria de Imprensa Santa Casa de São José dos Campos