Santa Casa de São José dos Campos recebe certificado do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – PAMA 2022

A Santa Casa de São José dos Campos recebeu a certificação do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – PAMA 2022 em reconhecimento ao projeto de sustentabilidade socioambiental da Estação de Tratamento de Efluentes, implantado na Lavanderia da instituição.

O Prêmio é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. A premiação visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde a desenvolverem, em suas organizações, uma cultura perene de preservação ambiental, adotando soluções efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Desde 2019, a Santa Casa de São José dos Campos participa das iniciativas do Projeto Hospitais Saudáveis através da apresentação de trabalhos que contribuem para diminuição dos impactos ambientais e sanitários, como também na segurança dos funcionários e pacientes. 

Saiba mais sobre a Estação de Tratamento de Efluentes da Santa Casa de São José dos Campos. 

A Santa Casa de São José dos Campos concluiu a instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes para o reuso da água nos processos de sua lavanderia. O projeto surgiu como uma ação do planejamento estratégico da Instituição em 2021, em resposta ao desafio proposto aos setores de Engenharia Clínica, Engenharia Ambiental e Lavanderia da instituição referente a implantação do reuso sem a necessidade da substituição das lavadoras extratoras.

Metade da água utilizada no ambiente hospitalar é destinada à lavanderia, e com o novo sistema, 70% da água utilizada no processo de higienização será reaproveitada, resultando em uma economia significativa do recurso.

A Estação de Tratamento possui um criterioso processo que garante a qualidade da água para o uso na lavanderia e higienização do enxoval e outros materiais.

Essa implantação também faz parte das ações de Responsabilidade Socioambiental da instituição, e para saber mais sobre as atividades já realizadas, acesse www.santacasasjc.com.br/responsabilidade-socioambiental.

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio