Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) destaca que o programa tem formação integrada e abordagem multiprofissional com foco no paciente
Desde 2020, a Santa Casa de São José dos Campos oferta vagas para Programas de Residência Médica, uma modalidade de ensino voltada para especialização de médicos após a conclusão do curso de medicina. A residência médica da unidade de saúde se destaca por sua estrutura completa, com procedimentos de baixa, média e alta complexidade.
A instituição é referência para atendimento de diversas patologias como tratamentos de oncológicos, tratamento de queimaduras, cirurgias cardiovasculares e transplantes de órgãos como fígado, rim, córnea e medula óssea. A alta complexidade dos pacientes da instituição torna o ambiente de aprendizagem enriquecedor e diversificado, permitindo uma formação completa para o médico em especialização e mantendo nossa equipe de preceptores em constante atualização.
Além disso, a instituição abriga Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) especializadas em pós-operatório, cuidados coronarianos, tratamento de queimados, pediatria e neonatologia, proporcionando um ambiente ideal para a formação prática dos residentes. Atualmente, a Santa Casa de São José dos Campos também oferece um estágio de aperfeiçoamento em dermatologia, iniciado em 2016 na instituição e credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Nosso programa de residência médica tem como objetivo oferecer uma educação médica de alta qualidade, garantindo uma formação integrada e colaborativa aos profissionais. A abordagem multiprofissional visa proporcionar cuidados de excelência aos pacientes, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de aprendizado enriquecedor para os residentes e estagiários. Isso reflete nosso compromisso com a formação completa dos futuros médicos”, afirma o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) e anestesiologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Tiago Rossi.
Tanto o programa de residência médica quanto o estágio oferecem um total de 20 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: anestesiologia (2 vagas), clínica médica (4 vagas), cirurgia geral (2 vagas), medicina intensiva (4 vagas), hematologia e hemoterapia (4 vagas) e dermatologia (4 vagas). As inscrições do processo seletivo são realizadas pelo site do Instituto Pensato e acontecem nos meses de novembro e dezembro. O processo seletivo conta com uma prova teórica classificatória que normalmente é realizada no mês de janeiro de cada ano.
O programa de residência segue as normativas do Ministério da Educação (MEC), com uma carga horária semanal de 60 horas, sendo 80% dedicadas à prática e 20% à teoria. “Esse equilíbrio assegura que os residentes obtenham uma formação ampla e aplicada, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho na área da saúde. A experiência prática e a formação teórica de nosso programa não apenas capacitam os residentes a lidarem com os desafios da profissão, mas também os auxiliam a desenvolver a empatia necessária para estabelecer uma relação médico-paciente mais humanizada e eficaz”, destaca o coordenador do programa.
Na Santa Casa de São José dos Campos, a capacitação de médicos especialistas resulta em um crescimento significativo no corpo clínico da instituição. “Os residentes e estagiários que fazem parte dos programas de residência médica seguem os padrões de excelência exigidos pela Santa Casa de São José dos Campos oferecendo um atendimento diferencial aos pacientes. Muitos egressos, dos programas de residência, continuam integrando o corpo clínico e exercendo suas atividades na instituição, o que torna um diferencial na formação”, afirma Rossi.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Jose dos Campos
Predicado Comunicação
Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp