Santa Casa de São José dos Campos completa 124 anos com novos serviços e espaços

Nova Central de UTIs e Internações; clínica de especialidades e transplante de medula óssea estão entre as conquistas mais recentes para reforçar o atendimento no Vale do Paraíba

A Santa Casa de São José dos Campos completa 124 anos nesta terça-feira – data que, inclusive, se celebra o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia – e o aniversário acontece em meio a muitas conquistas que ampliaram e humanizaram ainda mais os atendimentos à população de toda a região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, compreendendo 39 municípios e mais de 2,5 milhões de habitantes.

Em março, foi inaugurada a nova Central de UTIs e Internações, que ampliou em 55% a disponibilidade dos leitos de UTI, passando de 55 para 85. Já os de internação, foram ampliados em 19%, passando de 116 para 138.

A inauguração também contemplou a construção de 3 novas salas cirúrgicas gerais, ampliadas em 43% (de 07 para 10), sendo uma sala inteligente.  Com ambiente integrado que combina tecnologia com técnicas minimamente invasivas, proporciona ao profissional autonomia sobre o espaço cirúrgico, como o controle da intensidade de luz, registro de imagens e transmissão em tempo real dos procedimentos.

O investimento foi feito por meio de financiamento de R$ 32,4 milhões aprovado através do programa BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para toda a obra, foram investidos R$ 41,5 milhões para materiais e serviços, e R$5,5 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Avanço em transplantes

Já referência na realização de transplante hepático, também neste ano, a Santa Casa de São José dos Campos recebeu uma área de isolamento para procedimento de transplante de medula óssea. Com dois quartos, a estrutura representa um avanço significativo no tratamento de pacientes com doenças hematológicas graves que necessitam desse tipo de intervenção.

O espaço atende pacientes do SUS, convênios e, em julho, o hospital fez seu primeiro transplante autólogo de células tronco hematopoéticas, também chamado transplante autólogo de medula óssea, após autorização do Ministério da Saúde para passar a realizar esse tipo de procedimento.

Ampliação ambulatorial

Também no último mês, foi inaugurada a Clínica Oriente, com atendimento ao SUS, oferta de diversas especialidades e capacidade para 20 mil atendimentos ambulatoriais mensais. O espaço conta com 25 consultórios, sendo um equipado para a realização de pequenos procedimentos, e o Centro de Oncologia.

A Santa Casa de São José dos Campos investiu R$ 4 milhões na implantação da Clínica Oriente, que se soma ao complexo de atendimento da Rede Saúde Santa Casa, com outras oito clínicas.

“É com muito orgulho que chegamos a mais um capítulo da nossa história, com trabalho pautado no respeito, acolhimento e no cuidado às pessoas. São esses os valores que norteiam a instituição hão mais de um século e que continuarão nos guiando para continuarmos oferecendo à população a assistência de qualidade que ela precisa e merece, e conquistarmos muitos outros feitos”, fala o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina. “Seguimos empenhados na constante busca de ações que nos permitam continuar honrando nossa missão, há mais de 100 anos: acolher, respeitar e cuidar”, conclui.

Assessoria de Imprensa Santa Casa de São José dos Campos

Carolina Fagnanicarolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp