Santa Casa de São José dos Campos completa 122 anos com trabalho referência na saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Serviços especializados, reconhecimento e constantes investimentos marcam trajetória

Na data em que é celebrado o Dia Nacional das Santas Casas – 15 de agosto, a Santa Casa de São José dos Campos completa 122 anos de prestação de serviço à saúde da população, marcados por muitos avanços que tornaram a instituição referência em todo o Vale do Paraíba.

O atendimento médico especializado em média e alta complexidade do hospital conta com o suporte de nove clínicas e um ambulatório da Rede Saúde Santa Casa, que oferecem diversas especialidades e equipe multidisciplinar com respaldo de profissionais altamente qualificados. Neste ano, o serviço foi expandido com a inauguração de dois Centros Oncológicos, um em funcionamento na Santa Casa de São José dos Campos e outro na Clínica Taubaté.

“Nossos diferenciais estão na estrutura física, tecnológica e no atendimento humanizado, fator de extrema importância no cuidado aos pacientes. Para garantirmos o melhor atendimento, oferecemos ambientes acolhedores e confortáveis, contamos com profissionais altamente qualificados, que estão prontos para agir em qualquer situação e buscamos sempre por investimentos que aperfeiçoem todo esse trabalho”, ressalta o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina.

Durante a pandemia, desde o início a Santa Casa de São José dos Campos se mobilizou para dar todo o suporte necessário no combate à Covid-19 e atender aos pacientes – casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado – com a melhor estrutura possível. Comitê de crise foi montado, com reuniões diárias para redefinir local, fluxo e manejo dos pacientes.

Atuações de referência

Serviços especializados destacam-se na Santa Casa de São José dos Campos, tornando-a referência no Vale do Paraíba, regiões vizinhas e no Estado. Reconhecida pela excelência na realização de transplantes hepáticos, a instituição levou a cidade joseense a ser a primeira do interior paulista com o maior número de procedimentos realizados em 2020, e a terceira em todo o Estado, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde. Desde 2009, quando deu início a esse tipo de procedimento, mais de 350 pessoas ganharam nova vida após receberem o órgão.

Em dezembro, a Santa Casa de São José dos Campos ampliou o serviço no setor, iniciando as consultas para transplante de rim e, agora, segue na busca por novas habilitações.

Outro atendimento especializado é o tratamento a queimados, executado desde 2005 através da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimaduras).

O hospital se destaca, ainda, na realização de cirurgias cardíacas, adultas e pediátricas, com o que há de mais moderno em procedimentos na área.

A formação de profissionais da saúde também está entre as atuações de relevância, com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), o qual oferece cursos de extensão, capacitação profissional e residência médica.

“Trabalhamos diariamente com foco na experiência do paciente e dos profissionais de saúde, no acolhimento, respeito e no cuidado de todos os usuários dos serviços, públicos e privados, com excelência, humanização e com gestão”, salienta o provedor.

Reconhecimento

A trajetória de mais de um século, pautada no acolhimento e segurança do paciente, além da constante busca por melhorias, rendeu à Santa Casa o prêmio Excelência da Saúde, em outubro de 2020. Concedida pelo Grupo Mídia, a premiação homenageia as instituições que mais se destacam no setor da saúde e é considerada um dos mais importantes eventos do segmento. São avaliados critérios como investimento em infraestrutura; em melhor atendimento ao paciente; conquistas de acreditações; prêmios; atuação quanto à responsabilidade socioambiental; inovação e tecnologia; transparência e compliance, e ensino e pesquisa.

Entre outras conquistas, o hospital filantrópico é a primeira instituição do tipo a receber a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo contemplada, em 2018, com o selo “Acredito com Excelência”, mais alto patamar de certificação sobre cultura organizacional e que segue rígidas normas de avaliação, sendo conferida apenas aos hospitais que se destacam pela sua estrutura, organização, capacitação profissional, qualidade de atendimento e segurança.

A instituição também foi classificada como hospital estruturante pelo governo do Estado de São Paulo, título concedido às instituições bem avaliadas, que atendem SUS e são referência em atendimentos complexos, como cirurgias e transplantes de órgãos.

“Alcançar essas conquistas é resultado de um time que, mesmo com tantos desafios, não se intimida e nem esmorece com as dificuldades, mas busca constantemente por todas as ações que possam ser aplicadas na gestão, para promover saúde de qualidade. Isso nos trouxe até aqui, aos 122 anos e nos levará a muitos anos mais”, conclui Molina.

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 (WhatsApp)