Problemas alérgicos aumentam no inverno

Especialista da Santa Casa de São José dos Campos explica como se prevenir nesse período

 

Até 23 de setembro viveremos sob o clima de inverno, estação em que os problemas alérgicos aparecem com mais intensidade.  “O principal motivo de o inverno causar aumento de crises alérgicas é devido à baixa umidade do ar, que resseca as mucosas, responsáveis por serem o mecanismo de defesa do organismo contra vírus e bactérias”, explica a alergista da Santa Casa de São José dos Campos, Samara Guerra.

Outros dois fatores que contribuem para a questão, segundo a especialista, são o uso de cobertores e casacos pesados que, antes guardados, estão propensos à ácaros e o fato de as pessoas ficarem em ambientes fechados e sem circulação de ar, facilitando a transmissão de infecções virais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% dos brasileiros sofrem de rinite alérgica, um dos problemas de maior incidência na estação, juntamente a outros como asma e conjuntivite alérgica.

A médica pontua que doenças alérgicas não têm cura, no entanto, existem diversos tratamentos que podem dar qualidade de vida aos pacientes.

Para prevenção, a alergista ressalta que a população se atente com a higiene dos espaços, mantendo a casa arejada, além de evitar cortinas, tapetes e bichos de pelúcia no quarto de pessoas alérgicas. Para a limpeza dos locais, dê preferência para panos úmidos.

Ao apresentar sintomas recorrentes e/ou que atrapalham a qualidade de vida, um médico especialista deve ser procurado para o diagnóstico correto. Um teste recomendado é conhecido como “prick test”, procedimento de puntura (picada), mas indolor, com resultado em torno de 15 minutos. “A partir dele, é possível identificar o causador da alergia ou descartar causas alérgicas, para aplicar um plano terapêutico”, conclui a médica.

 

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Geice Silva – geice@predicado.com.br (11) 9 9571-7400 WhatsApp

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 9 9748-1732 WhatsApp

 

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio