Online, 155ª Jornada Paulista de Dermatologia reuniu 130 participantes

A 155ª Jornada Paulista de Dermatologia, realizada pela primeira vez de forma online, em 3 de outubro, e organizada pela Santa Casa de São José dos Campos, também pela primeira vez, foi um sucesso. O evento, já consagrado no calendário da área, reuniu 130 participantes, entre Médicos Dermatologistas, Residentes e Acadêmicos de Medicina de todo o Brasil, em um importante debate e troca de conhecimentos sobre a especialidade.

“Estávamos programados para uma grande festa, com música ao vivo, apresentada por músicos da cidade que são meus pacientes. Com as mudanças pela pandemia, mais uma vez fomos pioneiros oferecendo, nos intervalos, música da mais alta qualidade, apresentada por cinco músicos de São José dos Campos”, contou o Chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Samuel Mandelbaum. “Já estamos acostumados a enfrentar desafios e instituir novidades. Em 1982, realizamos em São José dos Campos a primeira Jornada Dermatológica Paulista, feita fora de um Serviço Credenciado. Essa Jornada deu origem aos Distritos Dermatológicos da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), outro pioneirismo nosso”, completou.

Durante a atividade, 15 casos foram apresentados pelas médicas residentes da Santa Casa de São José dos Campos e da Universidade de Taubaté. Os participantes puderam ver fotos detalhadas de cada um, com a história clínica e os exames realizados. Os participantes puderam esclarecer dúvidas através do chat e receberam em casa uma apostila com o resumo das apresentações. “Uma verdadeira revista científica”, salientou Mandelbaum.

Os casos expostos foram discutidos por cinco professores convidados: Dr. Silvio Alencar Marques, da UNESP – Botucatu (Universidade Estadual Paulista); Dr. Paulo Ricardo Criado, da Faculdade de Medicina do ABC; Dr. Leopoldo Santos, da Santa Casa de São Paulo e ex-presidente da Universidade de Taubaté; Dr. Mauro Enokihara, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e presidente eleito para a próxima gestão da SBD e Dra. Mílvia Enokihara, dermatopatologista da UNIFESP.

A 155ª Jornada Paulista de Dermatologia fez parte das comemorações dos 121 anos da Santa Casa de São José dos Campos, o mais importante hospital do município e da região do Vale do Paraíba, e que se tornou Hospital-Escola, oferecendo residência em cinco especialidades médicas.