Obras de ampliação da Santa Casa de São José dos Campos serão concluídas ainda este ano

Obras de ampliação

Com recursos do BNDES, três novos pavimentos serão construídos, ampliando a disponibilidade de leitos e as salas de cirurgia

As obras de ampliação da estrutura da Santa Casa de São José dos Campos, através de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), iniciaram no dia 7 de abril de 2021 e já tem 37,6% da obra executada. A previsão é de que a reforma seja concluída em outubro. Com financiamento de R$ 32,4 milhões aprovado por meio do programa BNDES Saúde, o complexo, que é referência em saúde na região do Vale do Paraíba, aumentará sua capacidade de atendimento.

Três novos pavimentos serão construídos, ampliando em 55% a disponibilidade dos leitos de UTI (de 55 para 85), em 19% dos leitos de internação (de 116 para 138) e em 30% das salas de cirurgia (de 10 para 13).

“Essa ampliação é uma grande satisfação para nós, que nos permitirá continuar assegurando a qualidade dos serviços que oferecemos à população, priorizando sempre o atendimento humanizado e de qualidade. Será muito significativa para a região do Vale do Paraíba, pois aumentará nossa capacidade, com infraestrutura adequada para cuidar dos pacientes com ainda mais acolhimento, respeito e eficiência”, ressalta o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina.

Com os recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, além de mobiliário para instalação nos novos andares, o hospital já adquiriu elevadores e está na fase final da compra de novos geradores.

Além disso, ampliação da Santa Casa gerou 30 empregos e cerca de 250 postos de trabalho serão preenchidos no próprio hospital, após a conclusão do projeto.

A Santa Casa de São José dos Campos atende a população de 39 municípios. O hospital filantrópico é a primeira instituição do tipo a receber a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo contemplada, em 2018, com o título “Acreditado com Excelência”, mais alto patamar de certificação sobre cultura organizacional. Com 121 anos de atuação, a entidade destaca-se ainda na formação de profissionais da saúde, com um Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), por meio do qual oferece cursos de extensão, capacitação profissional e residência médica.