Mutirão de prevenção ao câncer de pele diagnosticou 53 casos da doença

No dia 7 de dezembro, o mutirão de prevenção ao câncer de pele, promovido pela Santa Casa de São José dos Campos, na Clínica Centro, realizou 233 atendimentos, gratuitamente. Destes, 53 casos da doença foram diagnosticados (22,7% do total de pessoas atendidas).

Das 9h às 15h, equipe de 15 médicos dermatologistas participaram da ação, que faz parte da Campanha Nacional do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os pacientes residentes em São José dos Campos, que tiveram o diagnóstico de câncer de pele, tiveram seus procedimentos de biópsia ou de cirurgia dermatológica marcados para realização na própria Dermatologia da Santa Casa, de acordo com a gravidade de cada caso. Já pacientes de outras cidades que passaram pelo mutirão, deverão ser tratados em seus municípios de origem.

No balanço da atividade, o coordenador do serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Samuel Henrique Mandelbaum, salientou que o mutirão atingiu o público alvo – as pessoas de pele e olhos claros que se expuseram muito ao sol sem proteção. O médico acredita que campanhas de alerta ao câncer de pele, como a realizada, contribuirão na redução das estatísticas da doença. “(O número de casos) vai diminuir a longo prazo, com a conscientização da população a respeito da proteção e dos cuidados”, disse o Dr. Samuel. Entre as medidas de prevenção, estão o uso diário de filtro solar, com aplicação 45 minutos antes de sair ao sol; reaplicação do produto a cada duas horas, além de evitar tomar sol entre às 10h e 16h, período em que os raios ultravioletas estão mais intensos.

É preciso ter atenção aos sinais que indicam a doença e a necessidade de procurar auxílio médico rapidamente, como por exemplo, pintas que crescem, mudam de cor ou sangram. “Pintas com muitas cores diferentes, feridas que não cicatrizam e verrugas que crescem e se tornam feridas também são sintomas do problema”, explica o especialista.

Dermatologia na Santa Casa

O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a formação de médicos residentes, realização de pesquisas e oferta de ensino médico. Por ano, forma três médicos e conta com seis especialistas preceptores, responsáveis por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes.

A Dermatologia da instituição oferece, ainda, atendimentos de alta complexidade, incluindo cirurgias avançadas para câncer da pele, através de enxertos e retalhos.

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio