Equipe médica da Santa Casa de São José dos Campos conhece Sala Cirúrgica Inteligente

Novo espaço conta com tecnologia inédita no Vale do Paraíba

Médicos e profissionais de saúde da Santa Casa de São José dos Campos foram apresentados à Sala Cirúrgica Inteligente, na noite da última quarta-feira (23). O novo espaço é o único da região do Vale do Paraíba a contar com sistema de vídeo de cirurgia 4K para a realização de procedimentos com o uso de fluorescência. Essa tecnologia permitirá que os cirurgiões realizem procedimentos invasivos com precisão e segurança.

Entre os destaques do local, um dos equipamentos instalados é o tromboelastógrafo, o qual permite o acompanhamento, em tempo real, dos parâmetros de coagulação e a realização de transfusões de hemocomponentes, concentrados de fibrinogênio e fatores de coagulação de forma guiada, com menores riscos para os pacientes.

Os novos equipamentos tecnológicos incluem, ainda, uma estativa fixada no teto, um foco cirúrgico com duas cúpulas, sendo uma com câmera de alta definição, workstation de anestesia avançada, plataforma de monitorização avançada, monitor multiparâmetro de sinais vitais, aparelho de ultrassom, entre outros.

O novo ambiente tem, ainda, estrutura necessária para a realização de videoconferências em tempo real, possibilitando produção de material para educação continuada e capacitação de médicos residentes, além de apresentações em eventos científicos e participação de equipes cirúrgicas e clínicas remotas.

Durante a apresentação, o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina, lembrou que os principais hospitais brasileiros contam com salas inteligentes e, para a instituição, é um orgulho contar com este novo espaço. “Esse investimento reforça o quanto a Santa Casa está comprometida em oferecer o que há de mais avançado em tecnologia e cuidado hospitalar, tanto para os pacientes, quanto para nossa equipe médica”, disse.

Assessoria de Imprensa Santa Casa de São José dos Campos
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp