Espaço Saúde: Entenda o glaucoma

Dia 26 de maio é o dia nacional de combate ao glaucoma, doença que acomete cerca de 2,5 milhões de brasileiros e de 65 milhões de pessoas pelo mundo, podendo chegar a 112 milhões em 2040.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que acomete o nervo óptico, podendo levar à perda da visão de maneira gradual e irreversível se não tratada adequadamente. Porém, pode também atingir pacientes que não apresentam a pressão elevada, sendo estes os casos de glaucoma de pressão normal.

É a segunda maior causa de cegueira no mundo, estando atrás apenas da catarata, mas que, diferentemente desta, não consegue apresentar melhora após o início do tratamento, apenas a estabilização da doença.

É um mal silencioso que na maioria das vezes não apresenta nenhum sinal ou sintoma, o que explica os cerca de 70% de brasileiros portadores desta doença que não sabem que a tem, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma.

O principal fator de risco é a hereditariedade, sendo que o histórico familiar deve sempre ser levado em consideração. A idade avançada também é outro fator importante, porém, o glaucoma pode surgir em pacientes de todas as idades e até mesmo em crianças.

Sendo uma doença tão importante e acometendo tantas pessoas ao redor do mundo, não poderiam faltar opções de diagnóstico e tratamento.

Consultas regulares ao oftalmologista com medição da pressão intraocular e avaliação da retina e do nervo óptico são imprescindíveis para o rastreio dessa doença, sendo que ainda contamos com inúmeros outros exames para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes, como exames de imagem que documentam o estágio e a evolução do glaucoma em cada visita ao médico, até tomografias que analisam a real perda das fibras nervosas nos nervos ópticos de cada paciente.

Para o tratamento desta doença, também contamos com várias opções, desde colírios até cirurgias ou tratamentos a laser. Existem no mercado inúmeras opções de colírios ou medicações de uso oral que levam à diminuição da pressão intraocular, podendo atender a quase todos os pacientes, mesmo que tenham alergias ou não se adaptem a algum colírio específico. Em situações mais extremas, em que nem mesmo os colírios estejam resolvendo o problema, ainda existem opções de cirurgias ou tratamentos a laser que podem auxiliar nos casos mais difíceis.

O glaucoma não tem cura, mas precisa e deve ser tratado. O paciente não deve se descuidar e nem deve deixar de visitar regularmente o oftalmologista. A adesão ao tratamento é fundamental e esse descuido pode ter graves consequências. Aqueles que ainda não foram avaliados pelo oftalmologista também precisam procurar esse atendimento, pois o diagnóstico precoce também é fundamental para o controle da doença.

ATENÇÃO: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças e indicar tratamentos. As informações disponíveis no site da Santa Casa de São José dos Campos possuem apenas caráter educativo.

Médico responsável: Dr. Vilberto de Souza Almeida Júnior, CRM: 163405, médico oftalmologista da Santa Casa de São José dos Campos.

Diretor técnico: Dr. Danilo Stanzani Júnior – CRM 81365-SP.