Comemoração Especial – Dia do Médico

Heróis de Branco

No Brasil e em alguns países o Dia do Médico é comemorado hoje, 18 de outubro. A data foi escolhida como uma homenagem a São Lucas, nascido neste dia, que estudou medicina em Antioquia e é considerado patrono dos médicos desde o século XV.

Ser médico é mais do que tratar de enfermidades. Ser médico é desempenhar uma missão, é ter responsabilidade e comprometimento em todas as suas ações. É criar e manter vínculos pessoais com pacientes, extrapolando o simplismo de ater-se somente ao cuidar de órgãos e tratar doenças.

A relação médico-paciente deve ser de confiança e esse atendimento humanizado funde-se à atualização constante desses profissionais. Com o rápido avanço das tecnologias e maiores investimentos em pesquisa ao redor do mundo, precisam estar sempre bem informados sobre novos tratamentos, medicamentos e tendências, a fim de prover o melhor atendimento.

Este comprometimento dos médicos deve ir além das paredes de seus consultórios e do trato com os pacientes. A sociedade em geral também necessita de sua responsabilidade. A maioria dos hospitais opera com orçamento parcial de verbas públicas e estas precisam ser aplicadas e utilizadas com ética, transparência e zelo na gestão, uma vez que são recursos da população.

Mesmo com as dificuldades que muitos hospitais enfrentam atualmente, devemos reconhecer que estes profissionais se desdobram e trabalham como heróis dia e noite, para garantir a saúde e o bem estar das pessoas.

É por meio do comprometimento, da qualidade e do aperfeiçoamento constante desses profissionais que conseguimos atender com qualidade e excelência médica os pacientes que recorrem à Santa Casa, sejam eles particulares, convênio ou SUS.

Parabéns a todos os médicos da Santa Casa de São José dos Campos e do Brasil. Temos orgulho em contarmos com profissionais de grande excelência em nosso quadro médico. Sua conduta e dedicação nos motivam a continuarmos firmes nessa incansável luta por mais recursos para a saúde e melhores condições de trabalho.

18/10/2016