Cirurgias cardíacas em crianças são destaque na Santa Casa de São José dos Campos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A ala pediátrica da Santa Casa de São José dos Campos realizou, no último dia 16, importantes procedimentos cardíacos em duas crianças de seis anos. Os dados clínicos apresentaram o êxito das cirurgias e os pacientes já receberam alta.

Sob coordenação do Dr. Pedro Abujanra, especialista em cardiologia intervencionista pediátrica, o primeiro procedimento foi uma Oclusão Percutânea de Comunicação Interatrial (CIA), tratamento que consiste em fazer uma comunicação entre o átrio direito e o esquerdo, para correção de problema que causa aumento do fluxo de sangue nos pulmões, insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar. A cirurgia é realizada por um cateter inserido na veia femoral na região da virilha e leva um dispositivo oclusor produzido com NITINOL (liga metálica de níquel e titânio) que em 3 meses ficará revestido por tecido cardíaco.

A Angioplastia com Stent foi o segundo procedimento realizado, o qual tratou de uma coarctação de aorta, doença congênita comum e que causa estreitamento da artéria aorta no tórax.  O cardiologista intervencionista utilizou um stent de aço e a malha metálica foi expandida por um cateter balão.

A equipe da Santa Casa de São José dos Campos é altamente qualificada para intervenções cardíacas infantis e adultas, com corpo clínico especializado, UTI pediátrica para a realização de procedimentos de alta complexidade e equipamentos modernos, tornando-se referência nesse tipo de tratamento.

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 (WhatsApp)