Câncer de mama: Estimativas preveem mais de 73 mil casos em 2023

outubro rosa

Mês reforça combate à doença, que pode ser evitada; Santa Casa de São José dos Campos terá ação especial

Para todo o ano de 2023, são estimados 73.610 casos novos de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Tipo mais comum, depois do câncer de pele, também é o que causa mais mortes pela enfermidade em mulheres.  Este mês, a campanha Outubro Rosa dedica-se a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamental para elevar as chances de cura.

Não há uma causa única para o desenvolvimento do câncer de mama, no entanto, 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. “Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama”, fala a mastologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Bibiana Del Monaco Silva Misumi.

Além do estilo de vida, estar atenta aos sinais da doença e realizar periodicamente os exames preventivos são ações extremamente importantes.

“O autoexame é de grande valia para notar a presença de caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor, pois essa é principal manifestação da doença”, salienta a médica. Outras características são alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Dos exames, a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente. “Mas isso pode variar dependendo do grau de risco da mulher”, explica.  “Alertar as mulheres sobre a importância de realizar a mamografia anualmente é essencial, porque o exame consegue reduzir em até 30% a taxa de mortalidade pelo câncer de mama. Em outubro, essa pauta ganha destaque, mas precisamos reforçar esse alerta e a conscientização o ano todo”, conclui.

Ação no Shopping Oriente

A Santa Casa de São José dos Campos, em parceria com o Plano Santa Casa Saúde e o Shopping Oriente, promove nos dias 21 e 28 de outubro, uma ação de orientação sobre a saúde da mulher.

A ação no Shopping Oriente acontecerá das 11h às 20h e incluirá, além da presença da equipe de oncologia orientando sobre a necessidade dois cuidados com a saúde da mulher, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. No local, espaço instagramável será uma oportunidade para os participantes registrarem a participação na atividade e endossarem o chamamento para a conscientização.

O provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Ivã Molina, destaca que a informação é fundamental para o combate a essas doenças, que anualmente vitimizam tantas mulheres no Brasil.  “Todas devem estar cientes da importância do diagnóstico precoce, por meio de exames como a mamografia, que deve ser realizada periodicamente”, pontua.

A parceria entre a Santa Casa de São José dos Campos e o Shopping Oriente já rendeu outros resultados positivos, como a inauguração da Clínica Oriente, em agosto deste ano. A unidade atende a população da região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, sendo estruturada para a realização de pequenos procedimentos, além de contar com a instalação do Centro de Oncologia.

Este último, integra sala de emergência com dois leitos, farmácia de manipulação de antineoplásico e 10 poltronas individuais para a realização de quimioterapia, em espaços com divisórias e local para acompanhantes, com Wi-fi e ambiente climatizado.

Serviço

Orientação sobre a saúde da mulher – Outubro Rosa

Quando: dias 21 e 28 de outubro

Horário: das 11h às 20h

Onde: Shopping Oriente – Rua Andorra, 500, Jardim América, São José dos Campos

Assessoria de Imprensa Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp

Geice Silva – geice@predicado.com.br (11) 99571-7400 WhatsApp

Vladimir Ribeiro – vladimir@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio