Brasil terá mais de 700 mil casos de câncer entre 2023 e 2025, indicam estimativas

Abril reforça a conscientização sobre vários tipos da doença; Santa Casa de São José dos Campos alerta diagnóstico precoce

Em 8 de abril celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, mas, durante todo o mês, a conscientização sobre os vários tipos da doença é reforçada. O câncer é considerado um grande problema de saúde pública e, entre 2023 e 2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados cerca de 704.080 mil novos casos no Brasil. 
 
O coordenador do setor de Oncologia da Santa Casa de São José dos Campos, André Prestes, lembra que é extremamente importante que a população adote hábitos saudáveis para combater a doença. “O aumento do número de casos de câncer tem diversos fatores. Há a questão do envelhecimento da população, mas também do estilo de vida e, aí, muitos pontos de risco podem ser evitáveis, como a obesidade – que tem uma grande implicação no aparecimento de alguns cânceres-, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso e evitar o sedentarismo. Então, para uma boa saúde e para combater série de doenças, entre as quais, o câncer, adotar uma rotina saudável é fundamental e aumenta as chances de evitar a doença em até 30%” explica.
 
Outro ponto levantado pelo especialista é a importância da conscientização do diagnóstico precoce. “Muitas vezes, o câncer se manifesta silenciosamente e, quando aparece algum sintoma, a doença já está em um estágio avançado, em que não tem muito o que se fazer. Por isso, é fundamental realizar, ao menos uma vez por ano, uma avaliação com especialista” ressalta Prestes.
 
Segundo o INCA, o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
 

Assessoria de imprensa da Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 30728305 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio