Alta médica de casal de idosos, após cura da Covid-19, é destaque na imprensa

Diversos veículos de comunicação noticiaram a alta médica do casal Therezinha da Assumpção Quirino, 84 anos e o marido Joaquim Quirino, 89, que deixaram juntos a Santa Casa de São José dos Campos, no dia 26 de maio, após vencerem a Covid-19.

A boa notícia foi destaque no programa Hoje em Dia, da Rede Record; na TV Vanguarda; e nos portais R7, Meon, Minas e Jornal Joseense News.

Therezinha testou positivo para o novo coronavírus e deu entrada no hospital no dia 12 de maio. Com quadro agravado, ela foi encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no dia 19, retornando para a unidade de internação no dia 24. Já o marido Joaquim, estava internado desde o dia 16 e, após novos testes identificarem que o casal estava livre do vírus, eles deixaram o hospital sob aplausos e emoção das equipes de saúde.

“Foram dias muito difíceis para toda a família e amigos, pois eles são pessoas muito queridas. Após muita vontade de viver, conseguiram superar o vírus”, fala um dos dez filhos do casal, Paulo César Quirino, 48 anos.

Paulo conta que a família estava tendo todos os cuidados para se prevenir contra o vírus. “Não sabemos como meus pais contraíram, porque só eu e minha irmã moramos com eles e estávamos seguindo rigorosamente as recomendações de isolamento”, comenta.

O filho conta que a felicidade dos pais ao chegarem em casa pôde ser vista nos olhos deles e relata o que a mãe lhe contou sobre “a pior experiência de sua vida”. “Minha mãe me disse que o sentimento é de que não vai mais voltar, porque a doença mina todas as energias, a pessoa não consegue respirar, nem comer e acha que dali não vai sair mais. Ela disse que em todos esses anos de vida, esse foi o pior sentimento que já teve”.

Outro momento de angústia relatado pelos pais foi a questão do isolamento necessário para a recuperação. “Estar internado e poder receber visita é diferente de estar isolado de tudo e de todos. A pessoa fica não só mal da saúde física, mas também mental”, diz ele, ressaltando que, nesse momento tão delicado e longe da família, o alento dos profissionais de saúde é fundamental. “A equipe da Santa Casa de São José dos Campos foi fantástica, teve um papel importantíssimo na recuperação dos meus pais, eles foram muito bem tratados e pediram para agradecer muito a todos os cuidadores que deram atenção a eles.”

Tendo a família vivenciado os efeitos do coronavírus, Paulo faz um pedido: “Por favor, se cuidem, porque esse vírus não é brincadeira.”