Santa Casa de São José dos Campos

Transplante

Transplante de Fígado

O objetivo deste trabalho é facilitar o acesso às informações amplas relativas a este assunto aos pacientes que aguardam um transplante, ou que já são transplantado e seus familiares  e ao público em geral, que deseja ter conhecimento sobre o assunto.

Excelência em várias áreas, a Santa Casa de São José dos Campos realizou em maio de 2009 o primeiro transplante de fígado, após um longo trabalho, que teve início em 2002 para conseguir o credenciamento junto ao SUS e obter autorização para este procedimento.

Desde então, o hospital já realizou mais de 200 transplantes, com uma taxa de sucesso semelhante aos grandes hospitais, com sobrevida acima de 80% no primeiro ano do transplante e 70% até 5 anos.

Único hospital no Vale do Paraíba a realizar este procedimento, o credenciamento da Santa Casa contribuiu para minimizar a fila de espera de pessoas que aguardam por um transplante na região do Vale do Paraíba, já que até então este procedimento era feito apenas na Capital e em Campinas. Atualmente existem na lista de espera cerca de 30 pacientes da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com uma espera estimada em seis meses.

Para que esse credenciamento fosse aprovado, o hospital teve que fazer vários investimentos em tecnologia, para aparelhar o centro cirúrgico, e em profissionais através de parceria com médicos da capital paulista, o que possibilitou que fosse implantado no hospital o serviço de diagnóstico e tratamento de doenças do fígado.

Hoje, o paciente recebe da Santa Casa um acompanhamento multidisciplinar, de uma equipe composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, assistente social entre outros profissionais, desde o momento que ele tem a doença detectada e entra na fila de espera até o pós-cirúrgico. 

 

Acesse aqui, com seu login e senha, a lista de transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 


Hospital Geral

Policlinica

Clinica Sul