Santa Casa de São José dos Campos

 

Nesse mês, a Santa Casa de São José dos Campos irá promover ações de conscientização sobre a hepatite, em virtude do Dia Nacional da luta contra Hepatites Virais, celebrado em 19 de maio. Os pacientes do hospital irão receber orientações dos médicos sobre prevenção e tratamento e materiais de apoio serão publicados no facebook da entidade.

A hepatite é caracterizada pela inflamação do fígado, podendo originar-se de diversas formas. Ela pode ser viral, ou seja, causada por vírus que habitam as células do órgão para reprodução, pode ser resultado do abuso do álcool, uso de remédios específicos e em grande escala ou até mesmo derivada de doenças autoimunes ou genéticas.

No caso da hepatite viral, os tipos mais comuns são A, B e C.  “A infecção do tipo A ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com o vírus. Já os tipos B e C – mais graves – a transmissão ocorre pelo contato com sangue contaminado ou outros fluidos, como o sêmen ou leite materno”, explica o coordenador do setor de transplantes de fígados, Dr. Jorge Padilla.

O especialista ressalta que há vacinas para prevenção das hepatites A e B e também orienta a adoção de hábitos seguros para evitar o aparecimento da doença no tipo C. “Evite os alimentos crus e beba apenas água potável. Nos casos da B e C use sempre preservativo nos contatos íntimos e não compartilhe objetos de uso pessoal, como kit de manicure e lâmina de barbear”, afirma Padilla.

Nos tipos de hepatite B e C, a complicação pode levar ao desenvolvimento de cirrose, sendo este um fator de risco para o câncer do fígado, que pode levar a necessidade de um transplante em casos mais graves. “A Santa Casa é referência no transplante de fígado e conta com equipe multidisciplinar e especializada. O primeiro procedimento foi realizado em 2009 e, hoje, a entidade já realizou mais de 200 transplantes.”, finaliza.

07/05/2018


Hospital Geral

Policlinica

Clinica Sul