Médico da Santa Casa participa de congresso internacional de oncologia

De 7 a 11 de outubro foi realizado, em Copenhague, Dinamarca, o Congresso ESMO 2016 – European Society of Medical Oncology (Sociedade Europeia de Medicina Oncológica), considerado um dos principais eventos da especialidade médica.
O médico oncologista André Prestes de Moraes, que atua na Santa Casa de São José dos Campos há 7 anos, esteve presente ao congresso e comentou sobre a importância de participar de eventos como este: “temos que saber quais são as novidades, os medicamentos que estão sendo lançados pela indústria e os estudos que estão sendo desenvolvidos para todos os tipos de tratamento: paliativo (para aumento da sobrevida e melhora dos sintomas do paciente), adjuvante (redução do risco da doença recidivar) e neo-adjuvante (tratamento oncológico pré-cirúrgico)“.
O principal tema abordado durante o congresso ESMO 2016 foi a imunoterapia, um tratamento no qual a medicação auxilia o próprio sistema imunológico a identificar as células estranhas ao organismo e combate-las, eliminando o tumor. “No Brasil, já temos acesso a estes tratamentos para pacientes com plano de saúde e particulares, pois os medicamentos ainda têm custo elevado, inviabilizando seu uso no SUS”, explica Prestes.
Esta edição do congresso quebrou recordes, recebendo mais de 20 mil participantes, de todos os continentes.

21/10/2016