Santa Casa de São José dos Campos

No dia 10/07, os profissionais de enfermagem da área de parto, maternidade e UTI Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos receberam um treinamento para aperfeiçoar suas técnicas de cuidados com os recém-nascidos. O curso de Reanimação Neonatal, recomendado pelo Ministério da Saúde, foi organizado e aplicado por membros da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O curso tem como principal objetivo diminuir a morbimortalidade neonatal, por asfixia entre recém-nascidos de 34 semanas ou mais. Na sala do parto, assim que o bebê nasce, é importante que o enfermeiro evite perda de calor do bebê, garantindo a circulação e o início da respiração. Apenas uma ação rápida e sistematizada e o comprometimento do prognóstico neurológico da criança, por baixa oxigenação sistemática e cerebral, podem garantir a sobrevivência do bebê.

Somente em 2017, São José dos Campos recebeu mais 9689 joeenses, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento ao recém-nascido exige muita experiência e conhecimento, uma vez que o pequeno requer uma série de cuidados. A Santa Casa conta com uma estrutura de alto nível e profissionais preparados para atender mamães e bebês em qualquer situação, principalmente quando alguma patologia grave acomete a gestação e/ou compromete o estado de saúde do bebê. 

11/07/2018


Hospital Geral

Policlinica

Clinica Sul